O segundo site que escolhi tem como titulo 'Saúde e Segurança'. O texto fala de acordo com o seu titulo. Indica, por tópicos, as consequências que esta patalogia pode ter em crianças e o que é necessário ser feito pela família para que a criança não se sinta mal. As crianças asmáticas normalmente são muito fechadas e bastante calmas, trabalhadoras e perfeccionistas. As crianças asmáticas podem por vezes serem frustradas devido às suas limitações. Por exemplo, as crianças vão sair todas mas a criança asmática tem que ter cuidado e responsabilidade, que é muito difícil quando estas são muito novas.
Este site explica como a família deverá agir. Os pais principalmente têm que ter muito cuidado quando estão a lidar com uma criança asmática ou com qualquer outra doença crónica. As mães têm tendências para serem demasiado protectoras que leva a criança a sentir-se perturbada. Obviamente que uma criança asmática vai precisar de uma especial atenção, mas há que ter a certeza que os irmãos não serão excluídos ou ignorados, nem sentirem que o seu irmão/irmã é mais amada devido à atenção e preocupação constante que recebe.
Na escola, os professores também têm uma papel importante que é «promover a autonomia – ser ser securizador, transmitindo à criança que acredita que ela é uma criança normal.»
Em qualquer situação mais agitada é importante que o professor desdramatize o ataque de asma e saber reconhecer os sinais de alterta. No ambiente escolar é importante evitar ambientes com poeira, a humidade, ter cuidado com os produtos de limpeza e não ter animais.
Como em qualquer criança, o exercício físico faz muito bem a saúde, portanto é importante encorajar a criança a praticá-la. Os desportos aeróbicos (voleibol, futebol) são adequados, mas o melhor desporto que o doente asmático pode fazer é natação, porque mobiliza todos os músculos respiratórios.
Sem comentários:
Enviar um comentário