quarta-feira, 23 de março de 2011

Como conviver e controlar a Asma ?

Sendo asmática, tenho que viver com a asma todos os dia. Há dias melhores e há dias piores, como tudo na vida.
Todos nós, todos os dias entramos em contacto com ácaros, animais, pólenes ou até certas árvores e ervas. Estes que podem sensibilizar as crianças e provocar-lhes asma, mesmo depois na idade adulta.
Para um asmático é importante conhecer e saber quais as suas alergias para poder controlá-los e evitá-los. Na minha opinião, requer uma certa responsabilidade e atenção do doente. Eu por exemplo, tenho alergias aos gatos com o pêlo grande, a pó, a pólen etc.. E ainda há muitas outras coisas que me provocam uma crise de asma, como por exemplo o esforço físico, o frio, o ar abafado etc.. É complicado, mas desde que eu tenha consciência daquilo que posso e não posso fazer, a minha vida é perfeitamente normal e não estou perante algum risco no meu dia-a-dia.
Há vários medicamentos (inaladores) utilizados para controlar a asma. É importante que a medicação seja sempre tomada e que o doente ande sempre com a sua 'bomba' de SOS consigo (a mais conhecida é o Ventilan).

terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde e Segurança

O segundo site que escolhi tem como titulo 'Saúde e Segurança'. O texto fala de acordo com o seu titulo. Indica, por tópicos, as consequências que esta patalogia pode ter em crianças e o que é necessário ser feito pela família para que a criança não se sinta mal. As crianças asmáticas normalmente são muito fechadas e bastante calmas, trabalhadoras e perfeccionistas. As crianças asmáticas podem por vezes serem frustradas devido às suas limitações. Por exemplo, as crianças vão sair todas mas a criança asmática tem que ter cuidado e responsabilidade, que é muito difícil quando estas são muito novas.
Este site explica como a família deverá agir. Os pais principalmente têm que ter muito cuidado quando estão a lidar com uma criança asmática ou com qualquer outra doença crónica. As mães têm tendências para serem demasiado protectoras que leva a criança a sentir-se perturbada. Obviamente que uma criança asmática vai precisar de uma especial atenção, mas há que ter a certeza que os irmãos não serão excluídos ou ignorados, nem sentirem que o seu irmão/irmã é mais amada devido à atenção e preocupação constante que recebe.
Na escola, os professores também têm uma papel importante que é «promover a autonomia – ser ser securizador, transmitindo à criança que acredita que ela é uma criança normal.»
Em qualquer situação mais agitada é importante que o professor desdramatize o ataque de asma e saber reconhecer os sinais de alterta. No ambiente escolar é importante evitar ambientes com poeira, a humidade, ter cuidado com os produtos de limpeza e não ter animais.
Como em qualquer criança, o exercício físico faz muito bem a saúde, portanto é importante encorajar a criança a praticá-la. Os desportos aeróbicos (voleibol, futebol) são adequados, mas o melhor desporto que o doente asmático pode fazer é natação, porque mobiliza todos os músculos respiratórios.

O que é a Asma ?

Há milhões de pessoas em todo o mundo que têm asma. A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que, que origina episódios recorrentes de pieira, dispneia, aperto torácico e tosse. É uma doença respiratória bastante 'conhecida', mas será que a população em geral têm ideia em que consiste a doença e como é viver com ela ?
Infelizmente a resposta a minha pergunta, é não. Escolhi este tema, para tentar explicar e sensiblizar as pessoas, para que elas percebam o que é viver com asma. Eu, por exemplo, sendo um mal asmático, percebo e sei muito bem o que é a sensação de sufoco.
Este primeiro site que escolhei, explica as bases e em que consiste esta doença crónica. Este site é puramente científico e explica esta patologia.
A Asma, sendo uma doença crónica, para quem a tem, é para o resto da vida. Por isso, é importante não vê-la como inimiga mas sim saber lidar com ela e controlá-la. Há vários factores que podem provocar uma crise ou até agravar a asma como o exercício físico, o pó, a mudança de temperatura, as emoções fortes, as infecções, alguns fármacos, entre outros. Este site da Portal da Saúde também faz referência aos vários graus de gravidade da Asma, podendo estes ser: Grau 1: Asma intermitente ; Grau 2: Asma persistente ligeira ; Grau 3: Asma persistente moderada ; Grau 4: Asma persistente grave. Também refer quais os diferentes tipos de crises (dependendo da sua gravidade): crise Ligeira, crise moderada, crise grave, crise com paragem respiratória iminente. E, resumidamente explica como se trata (controla) esta doença crónica. Este site está bastante resumido porque a asma é uma doença bastante complexa e difícil de controlar. É preciso ter muitos cuidados e não ter vergonha ou sentir-se a parte quando não se consegue fazer os mesmos esforços físicos como os outros por exemplo.